O Yoga não é algo que nós fazemos,mas algo que somos e nos tornamos." Georg Feuerstein

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Conduta de um professor de Yoga

“Só uma pessoa para quem a autotranscendência tenha algum significado pode aspirar a praticar Yoga com êxito”

Assim como o médico almeja salvar pessoas
Assim como um escritor tem sede de escrever
Assim como um enfermeiro dedica-se a cuidar de seus pacientes
Assim como um bombeiro esforça- se á salva vidas
Um Yogin tem apenas um objetivo, um desejo, uma meta. Moksa( A libertação)

Por isso, ser Yogin exige pré requisitos: É inadmissível um professor de Yoga que não tenha esses mínimos requisitos. São requisitos para um Yogin ,não são sacrifícios.

Sem alicerces firmes, uma casa não pode ficar de pé.

• Não beber (nem socialmente) e não usar nenhum tipo de drogas por que trabalhamos com estados de consciência e devemos estar lúcidos. Qualquer bebida e drogas alteram seus estados de consciências e estados emocionais.Não se engane utilizando cliches de que o vinho é uma bebida sagrada .Realmente ela pode até ser ,mas o Yogin quer conquistar um estado lúcido de consciencia ,e a bebida, seja ela sagrada, alteram estes estados .

• Não fumar por dois motivos: o primeiro, por que fumar vai obstruir suas nadis (meridianos onde o prana (bioenergia) circula; o segundo, por que toda prática de Yoga esta diretamente relacionada aos Yamas e Niyamas (virtudes e alicerces do Yoga ). Fumar é uma agressão ao individuo que fuma , ao planeta,ao próximo.É um ato de egoísmo contrário a meta que é transcender o ego; também infringe a ética ahimsa(não agressão) Lembrando-se que a meta do Yoga é criar situações para que o individuo modifique seus padrões comportamentais .O Yoga é autoconhecimento. Infelizmente muitos instrutores de Yoga fumam , não entenderam nada. .Faltam-lhe leitura e conhecimento dos sútras de Pátañjali!(Pátañjali é o precursor da filosofia Yoga responsável por tornar o Yoga um ponto de vista(darshana ) dentro do Hinduismo).


• Não consumir animais (carnes brancas, vermelhas, peixes etc) simples, não consumir nada que tenha mãe. Muitos acham esse tipo de comportamento é meramente religioso, mas para um estudioso da filosofia Yoga é apenas uma via de transcendência .Implica a ética Ahimsa (não agressão ) E Yoga é integração com o meio .Um verdadeiro Yogin é aquele que torna-se mais responsável com o ambiente que vive .Está sempre envolvido com questões ambientais.Torna-se uma referencia. Trabalha respeito e generosidade. Religião não mede a integridade moral de ninguém.
OBS: Parabenizo a redeDeRose que prioriza esses pré–requisitos na formação de instrutores de Yoga.
Yogin é o individuo que tem como filosofia de vida o Yoga .
Sadhaka é o praticante de Yoga que procura Yoga para modificar seus padrões comportamentais e busca autoconhecimento. E com o tempo de prática terá liberdade em querer ou não ter o Yoga como filosofia de vida.

Yoga esta longe de ser uma prática de alienação .Por isso o ambiente de prática deve ser sempre limpo , agradavel para não infringir a ética sauchan ( a higiene).
Tomar banhos antes da pratica ,refresca o corpo e a mente e prepara você para um maravilhoso mergulho interno.

Para entender o Yoga :

1. Estrutura da aula de Yoga Clássico:

Yama – proscrições éticas
Niyama prescrições éticas
Ásana- consciência corporal (técnicas orgânicas ) –
Pránáyáma expansãp da bioenergia através de respiratórios
Pratyahara abstração de sentidos
Dháraná concentração
Dhyana meditação
Samádhi “enstase" (é um termo cunhado por Mircea Eliade para designar um dos momentos capitais do Yoga: o samâdhi. Com este neologismo, Eliade quis sublinhar a diferença conceptual desse estado em relação ao êxtase. Enquanto este último supõe uma saída do sujeito para fora de si mesmo, pelo contrário, o "enstase" dá conta desse poder, obtido pelo Yoga, em destrinçar o sentimento de si de todos os outros estados mentais, por mais sutis e interessantes que nos pareçam. Deste modo, realiza o movimento inverso ao êxtase e traduz a experiência da percepção pura de si. Esta idéia foi formulada pela escola indiana do Samkhya (literalmente, "discriminação") - uma das escolas de filosofia mais antigas da Índia, escola que teve uma influência enorme na constituição do Budismo -, tendo sido retomada nos primeiros séculos d.C. por Patañjali, um filósofo indiano que determinou os princípios especulativos do yoga (no Yoga Sutra). Como toda a especulação indiana, a obtenção do "enstase" visa um propósito soteriológico: a libertação do sofrimento tanto físico como mental. Nós já não somos a dor que nos domina; a dor está em nós, como qualquer outro estado mental.

próximo post : Yamas e Niyamas-
Sem a prática dos principios de yama e niyama que proporcionam firmes alicerces para edificação do caráter ,não pode haver uma personalidade integrada.A prática de ásana (técnicas organicas )sem o suporte de yama e niyamas é mera acrobacia.

As qualidades exigidas ao aspirante são :diciplina,constancia,tenacidade,perseverança.
Vou mostrar como de uma maneira sutil é trabalhado essas éticas durante toda prática .