Bom, primeiramente, gostaria que você me dissesse o seu nome completo e a sua função como eu posso colocar, professora de yôga? Alias já li a respeito de várias contradições de como se escreve ioga/yoga/yôga, qual é o correto?
Discípula do Mestre De Rose.
Yoga é uma palavra sânscrita, masculina e sua pronuncia é Yôga. Não existe no sânscrito o ‘o”aberto .E há também uma junção das letras y e o que não se separam na pronuncia . O acento circunflexo, apenas é utilizado para reforçar a grafia para uma pronuncia correta.
Quais são os objetivos da yôga? É de ativar o cérebro, controlar a respiração e treinar a concentração?
O objetivo real, primordial do Yoga é promover autoconhecimento, aprimoramento pessoal por meios de técnicas corporais, respiratórias, vocalização de sons, descontração, mentalização e técnicas meditativas.
Infelizmente, hoje o Yoga vem se tornando um produto sem função muito clara, um “modismo”. Uma aulinha de alongamento para combate de stress, promovendo bem estar como qualquer outro tipo de atividade física, ignorando sua real função de ética, aprimoramento pessoal, de autoanalise.
Praticar Yoga é descobrir fortalecer sua própria identidade. É identificar-se consigo mesmo. Pensar com sua própria cabeça e observar o mundo por sua própria e única perspectiva. É quebrar e romper barreiras sociais. É também ser livre para agir. É mudar. Enfim, é revelar a perfeição que existe nato em nós. Yoga não é teoria, é pura realização
Porque as pessoas fazem yôga? (assim como você é professora, quando elas te procuram, quais argumentos elas se utilizam)
Já li várias pesquisas feitas nas universidades provando que a yôga melhora a concentração das pessoas, é verdade? É por meio da respiração e da meditação?
Como são feitas as práticas de yôga: exercícios, respiração e depois meditação?
Geralmente a procura maior é para combater ansiedade, problemas de má postura, inquietude, depressão...
O trabalho do Yoga promove autoanalise e os alunos acabam se deparando com suas questões intimas melhorando assim esses sintomas psicossomáticos. É importante salientar que ao praticar Yoga a pessoa deve se permitir mudar, pois essa é a função do Yoga de autotransformação, de quebrar paradigmas, de quebrar condicionamentos e hábitos enraizados.
Já li várias pesquisas feitas nas universidades provando que a yôga melhora a concentração das pessoas, é verdade? É por meio da respiração e da meditação?
No Yoga você se torna aquilo que faz no momento.
É TODO UM TRABALHO DE CONCENTRAÇÃO
Os respiratórios são considerados a parte mais importante da prática, tem uma função muito parecida com a psicanálise de aflorar o inconsciente e incitar uma reforma intima, Além de trazer o aluno para o presente, trabalhando éticas (nyamas ) como contentamento ou satisfação(santosha),auto entrega,(íshwara, pranidhána),desapego(aparigráha),auto estudo(swádhyáya),tapas(auto superação)
(os respiratórios – pránáyámas ,Também equilibram seu sistema endócrino e hormonal através das contrações de plexos nervosos e glândulas (bandhas)
Através dos respiratórios afloram aptidões e um momento de redescobertas e aflorar potencialidades já intrínsecas no individuo
Os kriyás trabalham a ética sauchan (a higiene) promovendo uma desintoxicação através do massagear dos órgãos internos, ativam plexo solar e hipogástrico ,ativam o swadhisthána e manipura chakra) e equilibram também sistema endócrino e hormonal.
As técnicas corporais também melhoram muito a concentração pelas permanências nas posições (ásanas) ,melhorando inquietude e ansiedade.
As técnicas corporais são desafiantes, trabalham autoestima, promove a abertura do anahata chakra( vórtice de energia do plexo cardíaco)trabalham insegurança e enfrentamento. Por isso,as técnicas são fortes de longas permanências.
Se a pessoa experimenta estar no presente automaticamente estará mais concentrada.
A meditação nos torna pessoas mais lúcidas e engajadas com o meio que vivemos.
Yoga não é alienação. Estamos mais acordados e conscientes da nossa essência.
Há um ganho significativo para o meio ambiente ao praticar realmente Yoga.
As pessoas se comprometem mais com elas desde higiene, alimentação e modo de viver. Afinal, a gente só se compromete com o outro, se primeiro nos comprometermos com nós mesmos.
· Você só vai amar alguém se amar a si próprio. Só vai se comprometer com o planeta se se comprometer com você primeiro.
· O mundo é seu reflexo. Se sua vida esta um caos o mundo reflete da mesma maneira
Como funciona a prática de Yoga Clássico
• Yamas : proscrições ética que constituem o primeiro passo do Yoga clássico.
• Nyamas :prescrições éticas que constituem o primeiro passo do Yoga Clássico.
• Ásana : consciência corporal(O mudrá de Shiva permite a conexão com o criador de Yoga;O Pújá resgata essa força ancestral; O mantra desobstrui suas Nadis, que são meridianos onde o prana(bioenergia)circula; O pranáyáma: expande a energia vital; O kriyá limpa o corpo denso;O Ásana atua nos órgãos internos, plexos,glândulas; O Yoganidrá processa e assimila tudo isso)
• Pranáyáma- expansão da bioenergia (prana) através do ato de respirar.
• Pratyáhara - abstração de sentidos.
• Samyama:(dháraná+dhyána+samadhi)concentração ,meditação e estados de consciência superior desenvolve os mais sublimes estados de consciência.
• Dháraná - concentração.
• Dhyána - Meditação.
• Samadhi - Técnica de trabalho de estados de consciência (intuição linear).
A minha escola está direcionada para a meta do Yoga ,para aqueles que realmente querem mudar como pessoa . Por isso enfatizo o trabalho de ética (o alicerce do Yoga). Um trabalho de reforma Intima.
Também esclareço que Yoga não é religião, e sim um ponto de vista filosófico dentro do Hinduísmo
Move-se o corpo
Morro em diferentes curvas
Em diferentes ritmos respiratórios
Encontro-me nos gestos sutis
E o pensamento que já não é
Traz a morte súbita e tranquila
No encadeamento...
Na dança, na coreografia.
A vida é passageira
Efêmera.
Eu diferente, mais lúcida, mas ainda não totalmente acordada.
Nasci,
Alguém para morrer no movimento novamente
Nas curvas mais delicadas, nos gestos mais acentuados.
Preparo novamente para diversas mortes...
De diferentes mascaras
Aniquilar um ser que vive no palco,
Um palco promíscuo
O “Eu existo”!
Sylvia Palumbo Scrocco