O Yoga não é algo que nós fazemos,mas algo que somos e nos tornamos." Georg Feuerstein

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Asana e Educação Física- uma proposta bem diferente

O Yoga é reconhecido tradicionalmente como filosofia prática ,visando 'a evolução interior e o autoconhecimento.

É um dos seis pontos de vista filosóficos (darshana)do Hinduísmo.

Apesar de uma das partes do Yoga,ásana(técnica orgânica, consciência corporal),ter semelhança com alguns exercícios de alongamento da educação física é muito vasto para ser classificado tão simplesmente como Educação Física .

São asanas ,quando a técnica orgânica soma um conjunto de regras e atitude que cessa os turbilhões mentais induzindo o praticante(sadhaka) a um momento de aprimoramento pessoal e ética.

Essas regras são de respiração(pránáyáma) somada com bhava(atitude) sankalpa (motivação),linguagem gestual(mudrá),mentalização de cores (para tornar-se apenas o que existe no momento, o presente),as passagens das técnicas encadeadas e coreográficas no trabalho da sensorialidade e percepção sempre cordenada com a respiração(vinyása krama)) ,a imobilidade (trabalhar a inquietude, auto entrega)

Os ásanas estão completamente ligados aos preceitos éticos(yamas e niyamas)

.Existem técnicas para trabalhar enfrentamento e auto superação (tapas), existem técnicas para trabalhar contentamento (santôsha)outras trabalham auto entrega e desapego (íshwara pranidhana e aparigraha )todas trabalham auto estudo(swádhyáya).

A proposta do asana é preparar o sadhaka para as mudanças internas que estarão por vir, eclipsando seu emocional , sutilizando suas emoções .Um trabalho constante propondo ao praticante a única meta do Yoga, a transcendência do ego.

Por isso Yoga é responsabilidade , ética .

A prática de Yoga Clássico consiste em preceitos éticos como base e alicerce do Yoga , expansão da bioenergia através dos respiratórios(pránáyáma) , as técnicas orgânicas(ásanas) , técnicas de abstração de sentidos(pratyahara) , concentração (dháraná) meditação (dhyána) e samádhi(enstase).

OBS :No anga ásana também utilizamos os mantras para desobstruir as nadis ,meridianos onde o prana circula antes dos respiratórios. Também podemos utilizar o mantra no final da aula como instrumento para cessar as instabilidades da mente através de kirtans e japas .

O Yoga tornou-se um darshana(um ponto de vista ) no hinduísmo através de Pátãnjali, sistematizador do Yoga Clássico de fundamentação Sámkhya.

vrishkásana - lidando com meus medos , consciente dos meus atos , presente em meu corpo. um momento de atitude e conhecimento interior , um momento de abstração de sentidos e de pura concentração .Isso é arte e poesia , isso é asana