O Yoga sempre foi, em primeiro lugar, uma disciplina da iluminação, do aprimoramento pessoal que almeja a liberdade interior e a superação do sofrimento por meio da transcendência do ego, alcançado principalmente através dos estudos das virtudes (yamas e niyamas) alicerce do Yoga de Pátañjali. Todo este processo de autotransformação ou aprimoramento pessoal não acontece da noite para o dia, mas sim, ao longo dos anos de Yoga. Podemos entender a sala de aula como um laboratório de vida que nos mostra como somos; a maneira como praticamos denota nosso comportamento no dia-a-dia e a prática regular é a principal ferramenta de lapidação não somente do nosso corpo físico, mas também de nossas emoções, pensamentos e atitudes.
“O Yoga não é algo que nós fazemos, mas algo que somos e nos tornamos."
Georg Feuerstein
Sem a prática dos princípios de yamas e niyamas, que proporcionam firmes alicerces para edificação do caráter, não pode haver uma personalidade integrada. A prática dos ásanas (técnicas corporais) sem o suporte de yamas e niyamas é mera acrobacia.
A prática foi desenvolvida a partir dos estudos das obras de Pátañjali e Método De Rose. Possui um vasto acervo de técnicas respiratórias (pránáyáma), orgânicas e corporais (ásanas), de vocalização (mantras), de descontração (yoganidrá), de mentalização (manasika), de reprogramação emocional (kama shuddhi), de concentração (dháraná), de linguagem gestual (mudras), de meditação (dhyána), dentre outras, que visam o desenvolvimento das potencialidades humanas.
“Só uma pessoa para quem a autotranscendência tenha algum significado pode aspirar a praticar Yoga com êxito.”
Georg Feuerstein
“Não há conhecimento como o Sámkhya, não há poder como o Yoga.”
Tara Michael
Para mais informações sobre a fundamentação e material didático, acesse também o blog http://Yogafilosofia.blogspot.com
Pré-requisitos para iniciar as práticas de Yoga com segurança e respeito:
1. Não usar drogas/fumar;
2. Adotar uma alimentação mais saudável (de preferência vegetariana);
3. Prestar atenção na Higiene (Sauchan), uma ética imprescindível no Yoga;
4. Ter Disciplina e Constancia;
5. Exame médico ortopédico (sugiro também cardíaco);
6. Pontualidade nas aulas;
7. Aulas Ortodoxas serão permitidas apenas a alunos com 6 meses de prática em aulas para Iniciantes e vegetarianos.