O Yoga não é algo que nós fazemos,mas algo que somos e nos tornamos." Georg Feuerstein

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Asana e Educação Física- uma proposta bem diferente

O Yoga é reconhecido tradicionalmente como filosofia prática ,visando 'a evolução interior e o autoconhecimento.

É um dos seis pontos de vista filosóficos (darshana)do Hinduísmo.

Apesar de uma das partes do Yoga,ásana(técnica orgânica, consciência corporal),ter semelhança com alguns exercícios de alongamento da educação física é muito vasto para ser classificado tão simplesmente como Educação Física .

São asanas ,quando a técnica orgânica soma um conjunto de regras e atitude que cessa os turbilhões mentais induzindo o praticante(sadhaka) a um momento de aprimoramento pessoal e ética.

Essas regras são de respiração(pránáyáma) somada com bhava(atitude) sankalpa (motivação),linguagem gestual(mudrá),mentalização de cores (para tornar-se apenas o que existe no momento, o presente),as passagens das técnicas encadeadas e coreográficas no trabalho da sensorialidade e percepção sempre cordenada com a respiração(vinyása krama)) ,a imobilidade (trabalhar a inquietude, auto entrega)

Os ásanas estão completamente ligados aos preceitos éticos(yamas e niyamas)

.Existem técnicas para trabalhar enfrentamento e auto superação (tapas), existem técnicas para trabalhar contentamento (santôsha)outras trabalham auto entrega e desapego (íshwara pranidhana e aparigraha )todas trabalham auto estudo(swádhyáya).

A proposta do asana é preparar o sadhaka para as mudanças internas que estarão por vir, eclipsando seu emocional , sutilizando suas emoções .Um trabalho constante propondo ao praticante a única meta do Yoga, a transcendência do ego.

Por isso Yoga é responsabilidade , ética .

A prática de Yoga Clássico consiste em preceitos éticos como base e alicerce do Yoga , expansão da bioenergia através dos respiratórios(pránáyáma) , as técnicas orgânicas(ásanas) , técnicas de abstração de sentidos(pratyahara) , concentração (dháraná) meditação (dhyána) e samádhi(enstase).

OBS :No anga ásana também utilizamos os mantras para desobstruir as nadis ,meridianos onde o prana circula antes dos respiratórios. Também podemos utilizar o mantra no final da aula como instrumento para cessar as instabilidades da mente através de kirtans e japas .

O Yoga tornou-se um darshana(um ponto de vista ) no hinduísmo através de Pátãnjali, sistematizador do Yoga Clássico de fundamentação Sámkhya.

vrishkásana - lidando com meus medos , consciente dos meus atos , presente em meu corpo. um momento de atitude e conhecimento interior , um momento de abstração de sentidos e de pura concentração .Isso é arte e poesia , isso é asana

Yoga é responsabilidade



O Yoga sempre foi, em primeiro lugar, uma disciplina da iluminação, do aprimoramento pessoal que almeja a liberdade interior e a superação do sofrimento por meio da transcendência do ego, alcançado principalmente através dos estudos das virtudes (yamas e niyamas) alicerce do Yoga de Pátañjali. Todo este processo de autotransformação ou aprimoramento pessoal não acontece da noite para o dia, mas sim, ao longo dos anos de Yoga. Podemos entender a sala de aula como um laboratório de vida que nos mostra como somos; a maneira como praticamos denota nosso comportamento no dia-a-dia e a prática regular é a principal ferramenta de lapidação não somente do nosso corpo físico, mas também de nossas emoções, pensamentos e atitudes.

“O Yoga não é algo que nós fazemos, mas algo que somos e nos tornamos."

Georg Feuerstein

Sem a prática dos princípios de yamas e niyamas, que proporcionam firmes alicerces para edificação do caráter, não pode haver uma personalidade integrada. A prática dos ásanas (técnicas corporais) sem o suporte de yamas e niyamas é mera acrobacia.

A prática foi desenvolvida a partir dos estudos das obras de Pátañjali e Método De Rose. Possui um vasto acervo de técnicas respiratórias (pránáyáma), orgânicas e corporais (ásanas), de vocalização (mantras), de descontração (yoganidrá), de mentalização (manasika), de reprogramação emocional (kama shuddhi), de concentração (dháraná), de linguagem gestual (mudras), de meditação (dhyána), dentre outras, que visam o desenvolvimento das potencialidades humanas.

“Só uma pessoa para quem a autotranscendência tenha algum significado pode aspirar a praticar Yoga com êxito.”

Georg Feuerstein

“Não há conhecimento como o Sámkhya, não há poder como o Yoga.”

Tara Michael

Para mais informações sobre a fundamentação e material didático, acesse também o blog http://Yogafilosofia.blogspot.com

Pré-requisitos para iniciar as práticas de Yoga com segurança e respeito:

1. Não usar drogas/fumar;

2. Adotar uma alimentação mais saudável (de preferência vegetariana);

3. Prestar atenção na Higiene (Sauchan), uma ética imprescindível no Yoga;

4. Ter Disciplina e Constancia;

5. Exame médico ortopédico (sugiro também cardíaco);

6. Pontualidade nas aulas;

7. Aulas Ortodoxas serão permitidas apenas a alunos com 6 meses de prática em aulas para Iniciantes e vegetarianos.