O Yoga não é algo que nós fazemos,mas algo que somos e nos tornamos." Georg Feuerstein

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Yamas - ahimsá

Yamas e Niyamas-

Sem a prática dos princípios de yama e niyama que proporcionam firmes alicerces para edificação do caráter ,não pode haver uma personalidade integrada.A prática de ásana (técnicas orgânicas )sem o suporte de yama e niyamas é mera acrobacia.

As qualidades exigidas ao aspirante são :disciplina,constância,tenacidade,perseverança.

Na sala de aula enfatizo muito as virtudes(yamas e Niyamas ) e demonstro ao aluno como de uma maneira sutil são trabalhadas no decorrer da prática.


Ahimsá(Não agressão)

Um Yogin acredita que todos tem direito a vida ; respeita e protege todas as formas de vida. Sabe que a vida esta Inextricavelmente vinculada à dos outros e alegra-se em poder ajudá-los a ser feliz. Põe a felicidade alheia à frente da sua, e torna uma fonte de alegria para todos.
Tornar os nossos pensamentos , palavras e ações nocivas é Ahimsá. e sua função é extirpar a modificação mental(vrttis)denominada aversão.

O voto de ahimsa não reside propriamente na aplicação integral do preceito de não destruir a vida , afinal é impossível enquanto viver ;na realidade a inofensividade se mede pelo grau que o Homem consegue esvaziar seu espírito de toda e qualquer intenção hostil e animosidade inconsciente para com todas as espécies .A obrigação de ter respeito a vida não é particular aos yogis.

O vegetarianismo decorre naturalmente do princípio do ahimsá.

A violência nasce do medo, da ignorância ou inquietação, da fraqueza. Para restringi-la é necessário livrar-se do medo. Para ganhar essa liberdade, faz-se necessária uma mudança em sua atitude perante a vida e uma reorientação da mente. O medo sujeita o Homem e o paralisa. A contra partida para quem pratica ahimsa é desvanecer todo tipo de hostilidade .

O ahimsa está intimamente ligado a toda prática de Yoga .